sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AUTOAJUDAR-SE: VOCÊ PODE!

Sou da opinião de que toda ajuda é uma autoajuda, porque nunca depende apenas do exterior, sem a parcela própria é impossível que uma ajuda seja estabelecida. As pessoas fazem coisas incríveis, muitas vezes consideradas impossíveis quando decidem o fazer. A capacidade humana de superar obstáculos já é vista em muitas vidas que mudaram drasticamente, mesmo que a pessoa que conquistou a vitória atribua isso à Deus ou deuses, à santos, à entidades ou seja lá o que for sua crença. O que não deixa dúvidas é que o ser humano, independente de sua credulidade, muitos mistérios têm ocultos acerca de sua força interior.
Estando no fundo do poço, tem quem se afunda e tem quem se salva. Cada um com seu histórico de vida e motivações para determinados fins. Se salvar é uma arte, qualquer um que pratique se torna um artista. Ninguém está condenado á vida que se tem, estamos condenados apenas a o que escolhemos para nossa vida.
Eu não posso pegar uma pessoa e resolver todos os problemas dela sem que ela nada faça. As pessoas criam esta expectativa em relação ao outro, como se este tivesse um poder sobrenatural sobre suas vidas, mas isso é irreal, a única pessoa que tem poder por sua vida é você mesmo. Não atribua suas responsabilidades a nada exterior a você. Tem gente que vai ao Médico com a ideia de que este simples ato vai curá-las, mas não. Se ela for á um Médico ele irá receitar fármacos, estipular comportamentos adequados para o tratamento e ela terá que seguir isso se quiser ser curada. O Médico vai apenas possibilitar meios para tanto, mas a quem cabe cumpri-los é única e exclusivamente uma pessoa, a que está com o problema de saúde.
Conseguir as coisas sem fazer esforço para tê-las é o desejo intrínseco de muita gente, mesmo que faça isso irreflexivamente, e é aí que a frustração entra, porque ninguém consegue nada sem esforço. Tudo o que desejamos depende de nosso esforço para ser adquirido. Um carro novo, um bom relacionamento familiar, um filho bem educado, um casamento estável, uma bela aparência física, o sucesso profissional, a saúde, o prestígio, ou seja lá mais o que for que uma pessoa pode desejar, só se tornará concreto se ela ter uma atitude ativa em relação a seus desejos.
O dito popular “cada um colhe o que planta” parece um tanto ríspido, mas expressa a verdade absoluta. Quem plantando um pé de manga fará dele nascer limão? Ninguém! É a trágica e feliz verdade. Trágica porque a responsabilidade pelos infortúnios da vida é muito pesada, mas feliz porque ela pode ser reestruturada a qualquer momento. Não sou da abordagem comportamentalista, mas também não posso negar que os comportamentos emitidos implicam em resultados.
O jogo da vida não é um jogo de sorte ou revés, é um jogo de estratégia. Não se deve ficar esperando que a vida vire um carta boa, isso consome teus dias e tua alegria. Cada um tem que arquitetar um plano, projeto, estratégia tendo um vista um resultado pretendido, só assim ele poderá ser alcançado. A vida não é estática, depende da sua permanente atuação e você pode modificar suas estratégias sempre que elas não estiverem dando certo como você queria.
Psicóloga Katree Zuanazzi
CRP 08\17070
Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 15-09-2012
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário