quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

SER LÍDER NÃO É PARA QUALQUER UM

Existe muita confusão entre o que é ser líder e o que é estar em uma posição de liderança, poucas pessoas tem clareza do que implica cada coisa. O equívoco em acreditar que o líder é aquele que manda, que tem poder sobre a empresa ou atividade, que escolhe as coisas, decide, dita as regras, é cometido por muitas pessoas. Esclarecendo: isto não é liderar, é chefiar. Quem está em um posto subalterno tende a respeitar o chefe, reverenciar, manter uma obediência submissa por ele estar numa posição de superior, até porque dependerá da aprovação deste para se sobressair no local de trabalho. Já com o líder não existe esta relação de poder.
Liderança é definida como a capacidade intrínseca ao indivíduo de influenciar pessoas a seu redor, a estimula-las a trabalhar com entusiasmo em prol de um objetivo comum. O líder é estabelecido pelo grupo, escolhido, é aquele que conquistou as pessoas, que tem a habilidade de despertar em cada pessoa o melhor dela sem tirar proveito disso, nem se promover em cima dos auxílios que presta. Pode ser eleito diretamente, mas em muitos casos a escolha do líder se dá indiretamente pelas características subjetivas da pessoa que deve ser bem aceita, admirada e querida entre os membros do grupo.
O chefe não, é imposto, foi colocado em uma posição de liderança, faz parte de uma hierarquia, independente de como alcançou este posto (se por mérito do trabalho, por apadrinhamento ou por ser o proprietário da empresa) nem sempre tem perfil de líder. Enquanto o chefe é quem manda, decide, tem poder de escolher, o líder é quem é procurado quando o chefe não faz coisas sensatas. São poucas as vezes que são colocadas na posição de liderança (chefia) alguém que sabe ser líder.
Quem é líder incentiva o progresso de cada membro da equipe rompendo com a barreira de "um manda, outro obedece", é um exemplo a ser seguido por onde passa. É claro que não significa que seja amado por todos, isso seria utopia, mas é uma pessoa que não instiga contendas, não compra inimizades. Líder é aquele que influencia naturalmente as pessoas a seu redor pela sua atuação, por ser uma pessoa equilibrada, sensata, justa, íntegra, ponderada.
O líder não sente necessidade de fazer manobras pra chamar atenção, ele se destaca justamente por compartilhar sua glória com os outros. Não utiliza o trabalho alheio para enaltecimento próprio. O líder nato não é narcisista, não fica se esforçando em promover a própria imagem, não se vende como um produto, não vive em função de holofotes. Ele é o líder simplesmente porque o é, não precisa ficar comprando as pessoas. Avisto muita gente no posto de liderança que se acham ótimos líderes por terem usado muita publicidade para se popularizar, só que isto não é ser líder, isto é ser apenas mais um em posição de liderança autoimposta e comprada.
A trama se dá a partir do momento que é colocado em um posto de liderança (pra ser o chefe) uma pessoa que não tem capacidade para tanto. É como dar o carro em uma estrada movimentada para alguém que não sabe dirigir. A pessoa está no posto, foi colocada lá por alguém ou se colocou por ter poder aquisitivo para tanto. Entretanto, não tem competência para liderar - Isso acontece muito em empresas.
"Não há pelotões fracos, apenas líderes fracos” disse General William Creech, se referindo aos lideres colocados neste posto sem terem competência para ali estar e, desta maneira, comprometem todo o grupo.
Mas o que seria um líder fraco? Muito fácil identificá-lo: Aquele que não suporta ficar nos bastidores, é viciado em aparecer, tudo que executa o faz usando todas as estratégias para ser o centro das atenções. Quem é seguro não precisa se afirmar em cima dos outros, e é exatamente isso que o incapaz de ser líder faz. Permanece em uma trama perpétua com seus colegas, até mesmo com subalternos, competindo com medo de ter sua luz ofuscada. Pode até permitir que um subordinado brilhe um pouquinho, mas logo se coloca como o promotor desse brilho. Tudo que é feito faz questão de colocar o próprio nome como destaque se colocando como a base sustentadora de tudo que é feito pela equipe, enfim, está mais preocupado com seu ego do que com os objetivos do grupo.
Por todo o lugar onde passarmos haverá lideres e pessoas na liderança. Preste atenção para não confundir um com outro.
Psicóloga katree Zuanazzi
CRP 08/170170
Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 23-02-1013
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário