segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

QUANDO O CORPO ESTÁ GORDO


Atualmente emergiu a apologia ao corpo gordo, ignorando o fato de que é um problema de saúde. A questão de padrão de beleza é um mero detalhe. Por exemplo, aquelas modelos anoréxicas estão dentro da “norma social’ de beleza vigente, todavia estão doentes. Por mais que tenha eclodido um laudatório a obesidade isso deve ser repensado, pois o conceito de corpo ideal é efêmero, perpassa épocas e culturas. E venerar um determinado estilo corporal não anula os comprometimentos que ele represente a saúde.
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública, tendo em vista que esta predispõe o organismo a inúmeras outras patologias como diabetes, hipertensão, hepatite, doença cardiovascular, entre outras. O aumento de massa de gordura e de células adiposas que sintomatizam a obesidade, fazem dela uma doença crônica multifatorial, que nunca se manifesta sozinha, vem sempre acompanhada de outras complicações.
Cresce consideravelmente a ocorrência da obesidade no Brasil. Estudiosos afirmam que é pelo estilo de vida e alimentação. Todavia há outro fator que contribui para tanto, a saber, o padrão mental. Obesidade é um processo psicológico, e todo processo psicológico se manifesta na esfera física. O corpo é simplesmente o reflexo da mente. Todo excesso impresso neste representa um desequilíbrio interno.
A Metafísica explica que toda doença é um descontentamento e o excesso de gordura significa energia bloqueada, parada. Carregar excesso de peso é o simbólico de nutrir um monte de carga negativa. Sempre existe um por quê de estar gordo. Obesidade é causada por sentimento de rejeição, ressentimento, de apego, pessimismo, ingratidão, orgulho. Atos de criticar, culpar os outros, reclamar tem a ver com engordar.  O obeso é aquele que não esvazia seu corpo e mente, reprime tudo, guarda rancor, tem pensamento de vingança, é comum dramatizar e se enxergar como vítima das situações. Quando a pessoa é magra e engorda é porque engoliu muita agressividade e desapegar, perdoar e desenvolver a gratidão é a forma de você se curar.
Pensamentos e sentimentos são alicerces da nossa aparência física, nossa mente dá forma a nosso corpo, logo, tudo o que você sente contamina seu organismo. Alimentar afeto positivo em relação à si mesmo, a pessoas, a animais aumenta a frequência vibracional e consequentemente a imunidade. Bem como, alimentar afetos negativos como mágoas, raiva de sí mesmo ou de pessoas, ficar remoendo situações, discutindo, julgando os outros faz liberar toxinas no organismo.
Mudando o padrão mental e comportamental automaticamente mudará a estrutura física. Bem como, mudar a estrutura corporal provoca mudanças na personalidade. Pode partir de dentro para fora, ou vice verso. Avalie sua realidade interna, verifique o que ela esta criando em sua vida, pare de atribuir condenações aos outros, isso só faz mal a você! Saiba que se libertando das amarras de sentimentos ruins é a única forma de angariar saúde plena. Se você tem dificuldade para fazer isso sozinho procure ajuda psicoterapêutica, mas não desconsidere outras práticas como exercícios e alimentação, pois também são comportamentos que influem sobre quem somos. Yoga e meditação tem se mostrado uma prática eficaz contra a obesidade.
   
Psicóloga katree Zuanazzi
CRP 08\17070


Artigo publicado no Jornal de Notícias impresso “A Folha de Saltinho” no dia 15-02-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário