segunda-feira, 28 de outubro de 2013

MUDANÇA: O SEGREDO DOS EVOLUIDOS

Todos os progressos da humanidade só se fizeram possíveis pela iniciativa de um ser humano em quebrar os padrões vigentes e se lançar a uma nova possibilidade, desconhecida e, muitas vezes, ameaçadora. O Universo se encontra em processo de continua mudança, se negar a seguir esse fluxo e estagnar a própria vida em mesmices é, no mínimo, antinatural.
     A mudança emerge como uma saída para se livrar de situações/coisas/vivencias pouco desejáveis em busca de novidades que impliquem em resultados positivos, que representem evolução. Toda e qualquer mudança é motivada por um destes aspectos: necessidade e/ou conflito.
            A mudança inspirada pela necessidade é quando falta algo, ou os resultados que tenho no momento são pouco satisfatórios, é quando a expectativa é muito além do que a realidade que se esta vivenciando e o desejo de sobressair latente incita a mudança, eu preciso de algo a mais. Já a mudança evocada pelo conflito é quando aquilo que se está experienciando no momento me mantenha em algo desprazeroso, que represente prejuízo em algum âmbito da vida, me atrapalhe, incomode, represente punições. O mais comum é que quando se instale uma crise nos demos conta da importância de mudar.
            Mesmo que percebamos o quanto é fundamental mudar o rumo de nossas vidas em determinados momentos, mudar não é algo fácil, pois nos tira dos padrões a quais estamos acostumados e isso que assusta as pessoas. Muitos permanecem estagnados simplesmente pelo medo de mudar, e não pela falta de oportunidade como afirmam. Quando nos lançamos a mudar temos de enfrentar num primeiro momento a nossa angustia diante do desconhecido, escolher um terreno novo e o sondar para perceber onde estamos pisando, desbrava-lo e nos adaptar, pra só então desfrutar dos aspectos prazerosos de uma mudança.
            O lado positivo da vida é que sempre podemos nos desfazer daquilo que não mais queremos. Nada é estático, nada é eterno, como diz Jean-Paul Sartre: “somos condenados a ser livres”. Condenados, porque liberdade esta associada à responsabilidade, a partir do momento que eu escolho eu sou totalmente responsável pelos resultados das escolhas. Talvez por isso tanta gente tente fugir da responsabilidade de mudar aquilo que não lhe agrade, por medo do desconhecido.
            Tem gente que reclama da vida, culpa todo mundo (o marido, os pais, a sorte, o destino, Deus etc..) pelas próprias mazelas, mas nada faz para reverter essa situação indesejável. Infelizmente o fato de reclamar não ajuda ninguém a mudar de vida, esta só pode mudar através de uma decisão seguida de um ato. Mudar sempre é uma escolha subjetiva e somos o resultado de nossas escolhas.
Grandes mudanças acontecem de dentro para fora, tem que partir de cada um o anseio por evoluir. Ninguém pode pegar uma pessoa e mudar ela ou a vida dela a força, pois não haverá resultados, pode ate existir uma aparente melhora, mas não resolvera de fato. A motivação é algo subjetivo, ninguém motiva ninguém, cada um deve por si mesmo encontrar a própria motivação para mudar a própria vida.
Psicóloga Katree Zuanazzi
CRP 08\17070

Artigo publicado no Jornal de Notícias impresso “A Folha de Saltinho” no dia 05-10-2013. Também disponível nos sites www.saltinhoweb.com e www.afsaltinho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário