segunda-feira, 10 de junho de 2013

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O relacionamento interpessoal faz referência a todo e qualquer processo que envolva interação humana. Dá-se por via de influência recíproca entre um sujeito e outro, independente de sua forma de manifestação ser comportamental, verbal ou não verbal, pois até mesmo as projeções de pensamentos ou simples reações físicas deixarão implícito algum conteúdo.
O ato de relacionar-se implica em muita complexidade por ser contínuo, sempre estamos influindo pessoas e sendo influídos por outras. A conexão entre seres é uma via de vai e volta, assim como damos, recebemos concomitante. Não existe possibilidade de esquivarmo-nos de ser incutidos pelas pessoas que nos rodeiam. Apenas delineamos quem somos a partir do outro.
            Não é raro o fato de o ambiente de trabalho ser por nós mais tempo frequentado do que nosso círculo familiar. Passamos demasiado tempo do nosso dia no circuito profissional onde grande parte dos relacionamentos interpessoais ocorre e, juntamente, os conflitos.
Toda e qualquer interação entre pessoas não foge da eventualidade de conflitos, sejam eles simples ou de maior complexidade. Não há como fugir desse fato, já que cada pessoa é única e tem seu jeito singular de pensar e agir que, muitas vezes, vai de encontro ao do outro. No entanto, eles devem ser trabalhados para que não promovam resultados desagradáveis ou até mesmo o rompimento da relação.
Tolerância é uma característica chave para que relacionamentos se estabeleçam de maneira saudável. A habilidade de relevar situações desagradáveis e contornar fatos indesejáveis é adquirida. Só tem boa capacidade de relacionamento interpessoal quem o deseja e se empenha em ter. Através da forma que nos posicionamos diante de uma interação interpessoal escolhemos como será este relacionamento.
Se comunicar claramente, conduzir situações com leveza, ser assertivo, saber se expressar sem invadir o espaço do outro, delimitar o próprio espaço sem acuar o outro, dar espaço para as virtudes e os defeitos alheios, são habilidades comuns em pessoas que cultivam relacionamentos duradouros, tanto de amizade, quanto amoroso e familiar.
Estabilidade plena é algo impossível em se tratando de relação. Adversidades emergem mesmo nos relacionamentos mais felizes, negar isso é negar a realidade. O que existe são relações harmônicas, onde pessoas lidam com o ‘pior’ do outro sem deixar que isso afete o vínculo entre eles.
     Para que relacionamentos interpessoais perdurem e sejam satisfatórios é preciso que haja uma maneira adequada em sua condução, nas mais variadas circunstâncias que venham a perpassar. Requer habilidades, chamadas  de competências interpessoais. Não é um dom ou uma característica inata, e sim um aprendizado contínuo que se dá através das vivências.

Psicóloga katree Zuanazzi
CRP 08/170170
Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 08-06-2013
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário