quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FÉ E OS MISTÉRIOS DA MENTE




“A fé move montanhas”, diz um versículo Bíblico. Mas o que está por trás desta postulação fugaz?
Fenômeno que mescla valores culturais com crença e experiências singulares, a fé faz com que as pessoas adotem determinados comportamentos e estilo de vida de acordo com a crença que possuem, ou melhor, com o que acreditam que seja o correto.
            Fazendo uma breve análise do fenômeno cura, por exemplo, percebe-se que tem sido alcançado por inúmeras denominações de credulidade. Vê-se pessoas sendo curadas de várias maneiras: através de igrejas, guias espirituais, médicos, remédios (mesmo que placebos), chás, banhos, tratamentos, hipnose, técnicas religiosas, terapias, promessas, simpatias, além de mais uma infinidade de métodos. O que estas variadas formas de se curar ou de alcançar qualquer outra coisa almejada tem em comum é indubitavelmente a fé.
            Pessoas falam em quarta dimensão, magnetismo, poder da mente, ocultismo, ciência, religião, quociente de inteligência, outras mais espiritualizadas afirmam existir um dom concedido por uma divindade, um milagre, uma alma evoluída e assim por diante, mas ainda pode ser chamado por fé, crença, no sendo comum. Não deixa de ser o mesmo fenômeno, apenas com nomes diferentes.
            Cientistas comprovam que a mente possui uma intensa força criativa com faculdade de jamais repousar, está sempre em atividade, consciente ou inconscientemente, formulando ideias acerca do que vivenciamos, imaginamos viver e o que sentimos em relação a isto tudo. Sendo assim, integra uma noção de como está nossa situação em relação ao mundo circundante.
            Sentimentos, pensamentos, intuições, crenças e experiências anteriores, fazem parte do conjunto de componentes que influenciam a atividade mental e sempre vão ser manifestos na vida cotidiana.
            Uma pessoa que volta várias vezes para conferir se fechou a porta ao sair é diagnosticada como obsessiva, mas uma pessoa que faz o sinal da cruz toda vez que passa em frente a uma igreja dificilmente é olhado com estranheza. Uma pessoa que diz ser Adolf Hitler é considerada insana, mas num centro espírita vão dizer que reencarnou. Uma pessoa que enxerga gente que ninguém vê é psicótica, mas pessoas veem supostos seres extraterrestres e é chamado de ciência. Isto é apenas uma noção de como a questão de credulidade influencia uma nação.
      Há grupos, instituições, seitas, religiões, que apresentam fenômenos idênticos nomeados diferentemente, porém é comum uma desconsiderar a outra. Fica evidente que estes fenômenos são independentes da prática religiosa em si, acontecem com pessoas discrepantemente diferentes e oscila dependendo da cultura e da subjetividade, resumindo, não é nada além da crença.
“O poder está em sua cabeça” dizia um artigo com o qual tive contato. Parece uma colocação um tanto pretensiosa por responsabilizar cada pessoa por seus infortúnios, mas juntamente responsabiliza pelas conquistas. Pessoas transformam o mundo, inventam coisas que outrora foram consideradas impossíveis, constroem impérios e estabelecem o mundo através de sua consciência criativa. Não há como negar que a mente humana, muitos mistérios tem a ocultar.
  Joseph Murphy, divulgador de ciências mentais exclama “Pense o bem, e o bem virá. Pense o mal, e o mal virá. Você é o que pensa ao longo do dia”.
Psicóloga Katree Zuanazzi
CRP 08/17070

Publicado no Jornal de Notícias "A Folha de Saltinho" dia 17-03-2012
Pode ser reproduzido citando a fonte e a autora. (Lei 9.610/1998)

Nenhum comentário:

Postar um comentário