terça-feira, 23 de julho de 2013

DOIS ANOS DE “TEMAS DE PSICOLOGIA”

No ultimo dia 16 comemorou-se dois anos de existência da coluna “Temas de Psicologia”. Em 2011 com o meu primeiro artigo publicado no Jornal A Folha de Saltinho, intitulado “Estresse: causas, consequências e como combatê-lo”, surgiu a proposta de criação de um espaço direcionado a assuntos pertinentes a Psicologia, que resultou na referida coluna.
Planejada para ser uma coluna informativa e dinâmica, aos poucos a “Temas de Psicologia” foi se configurando como um espaço de construção de saberes sobre as mais diversas áreas do existir. Com 99 artigos publicados até o presente momento, foram muitos assuntos percorridos, e-mails respondidos, pesquisas feitas, ideias expostas, questionamentos levantados, enfim, um verdadeiro lugar de estudo da alma e do que a circunda, ou seja, de Psicologia.
Abordar o ser humano em sua totalidade, englobando relacionamentos interpessoais, comportamentos, patologias, sintomas, aprendizagem, evolução humana, crenças, situações, desenvolvimento, sociedade e assim compreendendo cada sujeito como biopsicossocial espiritual, histórico e relacional foi uma meta alcançada nestes dois anos. Tudo isso em prol do autoconhecimento e do conhecimento do contexto a que estamos inseridos. Resgatando as palavras de Lao Tsé, “Aquele que conhece os outros é sábio. Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. Aquele que domina os outros é forte. Aquele que domina a si mesmo é poderoso”.
Espero que este espaço tenha sido especial, útil e agregador de sabedoria na vida de cada um dos leitores, como tem sido na minha. E ainda, mesmo com a coluna passando de semanal a quinzenal, pela minha pouca disponibilidade de tempo, permaneço a disposição para perguntas e sugestões para futuros artigos.
Com amor e gratidão.

Psicóloga Katree Zuanazzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário